Fibra Comunicação

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Pressão alta: doença silenciosa representa risco de vida, mas é possível prevenir danos maiores com mudança de hábitos

Imagem: Divulgação

Alimentação saudável, com menor consumo de sódio, e atividades físicas estão entre medidas que podem ajudar a reduzir problema crônico que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, causando 80% dos casos de AVC

Quando foi a última vez que você mediu sua pressão? Se não se lembra, está acima do peso, é sedentário e consome regularmente bebidas alcoólicas e alimentos com muito sal, é bom marcar um check-up. Esses são alguns dos fatores de risco para a hipertensão arterial sistêmica (HAS), conhecida popularmente como pressão alta. 

Doença crônica e muitas vezes assintomática, a hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros e é uma das maiores responsáveis pelas doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil e no mundo. Cerca de 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) são potencializados pela HAS. A lista de ocorrência graves inclui infartos, derrames e doenças renais crônicas. Mas a boa notícia é que é possível detectar cedo e conviver bem com o problema, mantendo os riscos sob controle. 

“Em geral, a hipertensão é identificada quando existe uma elevação persistente da pressão arterial acima de 140 e/ou 90mmHg, medida com a técnica correta em pelo menos duas ocasiões diferentes, e sem que a pessoa esteja tomando nenhuma medicação anti-hipertensiva, por isso é importante o diagnóstico médico”, destaca Priscila Cannavan, enfermeira, especialista em cardiologia e professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden

Membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Priscila explica que, frequentemente, a HAS é de fato assintomática, mas podem surgir sinais de que é preciso buscar assistência médica. “Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, dor no peito, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento pelo nariz”, enumera. “Em caso de suspeita, podem ser feitos exames como o Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), além de outros que avaliam a saúde do coração como um todo, como eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico, importantes de serem incluídos em check-ups anuais”.

A professora do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden ressalta que a HAS é multifatorial. “Abrange fatores não modificáveis, como genética, ou seja, histórico familiar, sexo, idade e etnia, e outros modificáveis como sobrepeso ou obesidade, consumo de álcool, sedentarismo, apneia do sono e consumo de sódio, cuja principal fonte são alimentos como o sal e embutidos”, revela Priscila. “Se a pessoa tem predisposição, é essencial que busque uma alimentação mais saudável e a prática de uma atividade física, que colaboram para a manutenção do peso ideal”.

A especialista reforça que é preciso se conscientizar de que a HAS é uma doença crônica, ou seja, terá que ser tratada pelo resto da vida, mas que os modernos recursos da medicina, aliados à mudança de hábitos, podem proporcionar a redução dos danos e a melhoria da qualidade de vida. “São medidas que não apenas previnem a hipertensão, mas garantem a saúde do coração e do corpo como um todo”, finaliza Priscila Cannavan.

Pubicações relacionadas